MBA/Pós Presencial

MBA Executivo em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação

Oferta(s)

Duração:
18 meses
Frequência:
Mensal
Unidade:
Unidade - Manaus
Data de início:
30/06/2016
Duração:
18 meses
Frequência:
Mensal
Data de início:
18/11/2015
    • Desenvolver visão estratégica.
    • Oferecer instrumentais, permitindo ao participante uma maior eficiência no processo decisório.
    • Desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas à área de administração.
    • Desenvolver nos participantes o conhecimento, a capacidade e a habilidade para atuarem como os líderes das empresas com o uso de tecnologia da informação, liderando equipes multidisciplinares e implementando projetos com sucesso.
    • Desenvolver habilidades pessoais em comunicação, planejamento e liderança.
    • Profissionais que sintam necessidade de reciclagem. 
    • Profissionais que aspirem a cargos executivos em suas empresas e que demandem além de experiência profissional, sólidos conhecimentos de economia, gerência, finanças, tecnologia e pessoas.
    • Possuidores de diploma de cursos de graduação.

    1. ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DE TI
    Ementa:
    A mudança no ambiente de negócios: a Sociedade da Informação. Reengenharia de processos de negócios. O uso do TI como arma competitiva e de alavancagem de negócios. O papel da informação e o comportamento organizacional. A informação na definição e execução de estratégias e na integração da estratégia às ações. Gestão de Mudança organizacional. Alinhamento estratégico de TI. Aplicação estratégica de ERP e CRM.
    2. ANÁLISE DE VIABILIDADE DE PROJETOS
    Ementa:
    Juros simples. Juros compostos. Taxas de juros (reais, efetivas e equivalentes). Descontos simples e compostos. Amortização de empréstimos. Conceitos de equivalência e fluxo de caixa. Valor Presente Líquido,Taxa Interna de Retorno, Pay-Back (simples e descontado). Taxa de atratividade (custo de oportunidade). Montagem de Fluxo de Caixa de Projetos. Avaliação de fluxos de caixa pelos métodos do Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno e Pay-Back. Decisão de iniciar um projeto. Avaliação de projetos em condições de incerteza. Análise de sensibilidade. Viabilidade de projetos com outputs intangíveis. Frameworks para Viabilidade de Projetos de TI.
    3. COMÉRCIO ELETRÔNICO
    Ementa:
    Definição do Comércio Business-to-Consumer (B2C). Definição dos fatores que determinam os modelos de negócios de marketing eletrônico para o varejo. Análise do papel dos brokers eletrônicos. Sistemas de Pagamento Eletrônico. Descrever o Comércio Eletrônico do tipo Business-to-Business (B2B). Modelo de Arquitetura para B2B no Comércio Eletrônico. Características de mercados orientados ao fornecedor. Características de mercados orientados ao cliente (e-Procurement). Analisar a importância da Logística e da Reengenharia de Suprimentos em B2B.
    4. ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
    Ementa:
    Planejamento Estratégico: Conceitos, processos e Escolas. Análise de setor industrial e de posição competitiva. Modelo SWOT. Modelo das Forças de Porter. Metodologia para Desenvolvimento de Estratégia de Negócios.
    5. GERENCIAMENTO DE PROJETOS
    Ementa:
    Definição de Projeto. Contexto e Evolução do Gerenciamento de Projetos. As áreas de conhecimento e os processos de gerenciamento do PMBoK. Ciclo de Vida dos Projetos: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento. Estruturas Analíticas de Projetos (EAP). Diagrama de Gantt. Método PERT/CPM. Caminho Crítico. Cronograma Físico e Financeiro. Alocação de recursos humanos e financeiros. Lições Aprendidas. Gerenciamento de Projetos de TI.
    6. GESTÃO CONTÁBIL
    Ementa:
    Contabilidade e o significado dos relatórios econômico-financeiros. Balanço: significado das contas do ativo, passivo e patrimônio líquido. Variações no patrimônio líquido: receita, despesa e resultado. DOAR e o fluxo de caixa. Análise dos demonstrativos financeiros: índices de performance operacional, índices de investimento e índices de endividamento.estrutura.Valor da empresa.Taxa de desconto.Valor residual.Indicadores do mercado: preço / valor patrimonial da ação, preço / lucro por ação, PL justo.Necessidade de Capital de Giro e efeito tesoura.
    7. GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
    Ementa:
    Visão sistêmica da segurança da informação. Políticas e estratégias de segurança da informação. Tipologias de ataques. Vulnerabilidades. Análise de Riscos. Certificados Digitais. Criptografia. Infra-estrutura de Chaves Públicas (ICP). Planos de Contingência e de recuperação de desastres.
    8. GESTÃO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
    Ementa:
    O Capital Humano na organização: a função estratégica de RH. Trabalho e emprego na economia do conhecimento. A nova perspectiva de carreira profissional na economia do conhecimento. Formulação e desenvolvimento de talentos, avaliação de potenciais, desempenhos, gerenciamento da remuneração e do sistema de benefícios. Indicadores de Performance. Análise do Retorno de Treinamento (ROT). O novo perfil do profissional para a economia do conhecimento.
    9. GOVERNANÇA CORPORATIVA DE TI
    Ementa:
    Governança de TI e Planejamento Estratégico. Estruturação da área de T.I. Centralização x Descentralização. Quando comprar x quando fazer (Modelos Make or Buy). Modelos de Terceirização de sistemas (Outsourcing). Relacionamento com usuários e com a alta direção..O papel das Fábricas de Software. Métricas de Qualidade e Confiabilidade na Gestão de TI. Certificações CMM, CMMi, ITIL, Cobit, ISO 9000-3. Contratos de SLA. O papel do CIO (Chief Information Officer)
    10. MARKETING DE NEGÓCIOS
    Ementa:
    Definição de Marketing. Definição do Produto/Serviço. Definição do Preço. Estratégias de Distribuição. Propaganda. Pesquisa e Segmentação de Mercado. Endo-Marketing e Marketing de Relacionamento. Marketing em Ambientes Digitais. Marketing e Publicidade na WEB. Comportamento do consumidor na WEB.
    11. PLANO INTEGRADO DE NEGÓCIOS
    Ementa:
    Desenvolvimento de um plano de negócios. O plano de negócios: o ramo e as atividades da empresa; A oportunidade, Visão e Missão. O estudo de mercado- tendência e dinâmica, análise da concorrência; a analise estratégica - proposição de valor e modelo de negócios. O plano de marketing; a análise econômico-financeira; a estrutura organizacional e os elementos de “benchmarks” e motivadores.
    12. LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
    Ementa:
    Fundamentos de logística. Componentes de um sistema logístico típico. Atividades de suprimento e de distribuição. Problemas estratégicos e problemas tático-operacionais. Medidas de eficácia. Projeto de um sistema logístico. Estoques, localização e roteirização. Just-in-time. Logística de resposta de serviços. A competitividade da Logística. Logística integrada. Relacionamento da logística com o Just-in-time e o Supply Chain Management. Logística e Estratégia Empresarial. O papel da Tecnologia da Informação na Logística.
    13. NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
    Ementa:
    Negociação como instrumento gerencial. Principais tipos e modelos de negociação. Planejamento e organização. Estratégias e táticas de negociação. Maximização de resultados/relacionamento com as partes. O uso da informação, do tempo e do poder.
    14. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO EMERGENTES
    Ementa:
    Análise de tecnologias de ruptura e seu impacto em modelos de negócios existentes, assim como na criação de novos modelos de negócios. WLANs, RFID, Agentes Inteligentes, Convergência Digital.
    15. CENÁRIOS ECONÔMICOS E TENDÊNCIAS
    Ementa:
    Caracterização do ambiente de negócios: dimensões econômicas, políticas, sociais e tecnológicas. Elaboração de cenários. Variáveis micro e macro econômicas e seus impactos na gestão dos negócios. Impactos resultantes de políticas monetárias, cambiais, fiscais e de emprego nas organizações.
    Disciplinas On-line Complementares
    16. GESTÃO DO CONHECIMENTO
    Ementa:
    Conhecimento como fator de produção: novos paradigmas, criação do conhecimento, criação do conhecimento organizacional, cinco disciplinas. Mapeamento estratégico das organizações: conhecimento e competitividade, clima e cultura organizacional, implantação da gestão do conhecimento, balanced scorecard. Soluções para a gestão do conhecimento: foco na tecnologia, foco fora da TI, foco nas pessoas. Implantação da gestão do conhecimento: etapas do processo, indicadores de desempenho, competências do gestor de conhecimento.
    17. MARKETING DE RELACIONAMENTO
    Ementa:
    Importância do relacionamento: principais conceitos, estratégias de relacionamento, CRM. Relacionamento no mercado: mercado organizacional, mercado consumidor, mercado pessoal, pirâmide do sucesso. Ciclo de vida humano:do primeiro ao terceiro setênio, do quarto ao sexto setênio, do sétimo ao nono setêni

     

    432 horas/aula

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